Neste domingo (20/11), comemoramos no Brasil, o Dia da Consciência Negra. Data da morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que liderou o Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão. 
Em 2011, com a Lei 12.519, foi instituido oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no calendário oficial brasileiro. A data é feriado em 1.047 municípios brasileiros.
Mas não se trata apenas de relembrar a tragetória de luta de Zumbi, a comemoração do Dia Consciência Negra tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre o relevância da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas.
No país, nesta data são realizados congressos e reuniões discutindo-se a história de preconceito racial contra afrodescententes, as dificuldades encontradas no mercado de trabalho, a marginalização e discriminação, tratando-se também de temas como beleza negra, moda, conquistas, etc.
Fonte: CONTEC
