Com maioria das camisas, Caixa congela valores e irrita clubes

Patrocinadora de 17 dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, a Caixa Econômica Federal negocia a renovação dos contratos com a maioria das equipes sem reajuste para 2017. A inflação oficial do país (IPCA) em 2016 fechou em 6,29%.

Dirigentes dos clubes se queixaram à Folha da atual estratégia adotada pela estatal. Eles admitiram, porém, que com o mercado desaquecido a renovação com o banco deve ser feita.

Além de não reajustar os valores do contrato, o banco incluiu novas contrapartidas para os clubes. Uma delas, por exemplo, é exigência de exposição da marca nas campanhas em canais nas redes sociais das equipes.

Gráfico valores de patrocinio da caixa com clubes brasileiros

Os clubes têm visto essa nova proposta da Caixa como a sinalização de uma tendência de desinvestimento de recursos da estatal no esporte. Eles acham que no médio prazo a participação dela será pequena no futebol.

Para esses dirigentes, a mudança no governo federal, com a entrada do presidente Michel Temer, implicou numa alteração de visão política sobre o tema. Se antes perseverava a participação estatal, a partir de agora os clubes terão que começar a se virar com patrocínios privados.

“Queríamos uma valorização maior, mas não será possível. O valor deste ano não terá correção. A Caixa deu uma segurada para todos os clubes. Ela está aproveitando o momento que atravessamos”, afirmou Jorge Avancini, diretor de mercado do Bahia.

Os baianos ganharam R$ 2 milhões no ano passado por quatro meses de contrato (de setembro a dezembro) e deverão receber R$ 6 milhões ao ano em 2017.
Assim como o Bahia, todas as outras equipes esperam uma confirmação do acordo de renovação com a Caixa. A assessoria da estatal confirmou à reportagem que terá uma definição de todas as propostas até o final deste mês. O anúncio das renovações será divulgado no Diário Oficial da União.

Mesmo que os contratos já tenham vencidos no fim do ano passado, os clubes permanecem expondo a marca da empresa pública até as negociações para a próxima temporada serem encerradas. O valor pago de janeiro e fevereiro também será retroativo em caso de acordo entre as partes.

INVESTIMENTO 
Em 2016, a Caixa Econômica Federal investiu R$ 132,5 milhões para expor sua marca em camisas de clubes no país. Além de 13 equipes que estavam na elite do Brasileiro em 2016, patrocinou sete times da que disputaram a Série B do torneio.

Como realizou cinco contratos mais curtos -de 3 a 4 meses- no segundo semestre do ano passado com Bahia, Fluminense, Botafogo, Avaí e Santos, o montante do investimento deve aumentar neste ano se todos os acordos que encerraram em 2016 forem renovados. Esses clubes negociam agora um contrato anual. O valor será o mesmo do ano passado, mas proporcional ao período de exposição da marca na camisa.

Procurada pela reportagem, a estatal afirmou que “está em negociação com os clubes de futebol, não sendo possível emitir qualquer manifestação sobre o assunto”.

CORINTHIANS 
O contrato com valor mais alto da Caixa pertence ao Corinthians. Desde o final de 2012, a equipe tem acordo com o banco. Em 2016, recebeu R$ 30 milhões por ano, valor que será mantido.

O Flamengo, que ganha R$ 25 milhões pelo acordo do ano passado, também terá o valor mantido e espera anunciar a renovação nos próximos dias.
Atualmente, o contrato mais rentável do futebol brasileiro pertence ao Palmeiras. Nesta quarta-feira (8), o clube anunciou a parceria de dois anos com a Crefisa por R$ 80 milhões anuais.

Pelo novo compromisso, ainda deve receber bônus por objetivos esportivos alcançados pelo clube na temporada. Seria o caso, por exemplo, de uma conquista da Copa Libertadores da América.

Fonte: Folha.com

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