Em 24 de janeiro é celebrado o Dia do Aposentado. Porém, mais uma vez, não há motivos para comemorar. Sai governo, entra governo e a série de injustiças contra esses cidadãos continua.
Achatamento salarial, desrespeito a direitos básicos e, sobretudo, falta de reconhecimento a quem, por décadas, dedicou-se ao trabalho, auxiliando no desenvolvimento econômico e social do país.
A título de exemplo, a situação dos trabalhadores do setor bancário é preocupante. Dentre outros problemas, a categoria enfrenta déficits nos fundos de pensão e ataques, como as resoluções CGPAR, que colocam em risco a aposentadoria, os planos de saúde, o poder de compra e o futuro dos bancários.
Diante disso, os Sindicatos está na luta para barrar esses ataques do governo e dos patrões, reivindicando, também, reajustes satisfatórios aos aposentados, bem como respeito aos direitos de viver e envelhecer com saúde, lazer e dignidade.
O Movimento Sindical, ainda, pela recuperação da FUNCEF, da Cassi e contra a Reforma da Previdência do Governo Federal, que só atende aos interesses dos banqueiros e do empresariado, não dando vez nem voz aos trabalhadores, que precisam participar das discussões e do planejamento de suas aposentadorias.
Por todo o exposto, neste dia, o Sindicato dos Bancários de Ponte Nova e Região, conclama os aposentados, bancários e trabalhadores em geral a se engajarem cada vez mais na luta por nenhum direito a menos, pois somente com mobilização e solidariedade de classe será possível vencer esses desafios e sonhar com uma aposentadoria digna para todos os brasileiros.
Sabemos que envelhecer faz parte da vida, mas o grande mérito é viver todas as situações com dignidade, em todos os tempos e ter bons motivos para comemorar cada acontecimento, com alegria, energia e equilíbrio. O dia do aposentado foi escolhido porque nesse mesmo dia , em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, criando, na época, a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro. Sendo o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal, mas foi expandindo aos demais trabalhadores a partir de muita luta e reivindicações. E é por isso que no dia do Aposentado, também é comemorado o Dia da Previdência Social.
Parabéns a todos que lutaram e ainda lutam por uma sociedade melhor
O Sindicato saúda todos os aposentados pelo seu dia, ao tempo que parabeniza a todos que lutaram e ainda lutam por uma sociedade melhor!
Fonte: SBPNR

