Vote não para o trabalho aos sábados

Os ataques aos trabalhadores não param. O site do Senado Federal está fazendo uma pesquisa sobre o apoio da população à Declaração de Direitos de Liberdade Econômica (MP 881), que ataca a jornada dos bancários, permitindo o trabalho da categoria aos finais de semana, e acaba com a obrigatoriedade da existência da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) em cada unidade com mais de 20 funcionários. >>CLIQUE AQUI E VOTE NÃO PARA A MEDIDA<<

A MP foi promulgada em 30 de abril pelo governo. Mesmo sem ter entrado em vigor, o pacote de maldades está sendo ampliado. Está em tramitação o Projeto de Lei de Conversão, que faz aportes à MP. Os 18 artigos da Medida Provisória foram convertidos em 81 artigos do PL de conversão. Foram adicionados 63 artigos. A maioria deles retira direitos dos trabalhadores. Para o movimento sindical, as mudanças desrespeitam os princípios de solidariedade, diminuem a proteção e as garantias aos trabalhadores. Só representam retrocesso aos direitos.

Jornada

A proibição do trabalho aos sábados, domingos e feriados é uma conquista de 1962. Os bancários trabalham seis horas por dia, de segunda a sexta-feira. Até 1933, os bancários tinham uma jornada superior a oito horas, que só foi reduzida porque a categoria sofria com altos índices de adoecimento.

Fonte: Movimento Sindical

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *