Os bancários lutam pela contratação de mais funcionários concursados.
Os bancários estão em greve desde dia 6 de outubro reivindicando 16% de reajuste (inflação mais 5,7% de aumento real), PLR, fim do assédio moral e das metas abusivas, melhores condições de saúde e de trabalho.
Entretanto, a pauta da categoria não se limita às questões de interesse corporativo.
Os bancários cobram dos bancos melhor atendimento aos clientes e a toda a população, com o fim da política de demissões e a contratação de mais funcionários para os caixas e o atendimento ao público.
Lutamos contra a alta rotatividade e as dispensas nos bancos que tornam o atendimento ainda mais precário, aumentando o tempo de espera nas filas.
O movimento sindical defende também mais segurança para clientes e funcionários. Os banqueiros só se preocupam com a segurança do dinheiro e do patrimônio. Não têm a menor preocupação com a vida das pessoas.
A categoria reivindica um novo modelo de sistema financeiro, com compromisso e responsabilidade social. O Brasil não pode continuar com esta política econômica de juros altos em que só os bancos e os especuladores ganham e todos são sacrificados, principalmente o trabalhador. É preciso haver um controle social do sistema financeiro.
Fonte: Movimento Sindical
