Nesta quinta-feira (15), bancários e sindicatos de todo o país se mobilizam contra o alto número de demissões realizados por bancos em plena pandemia.
O Dia Nacional de Luta Contra as Demissões é uma denúncia sobre a quebra de compromisso das instituições bancárias de não demitir durante a pandemia do novo coronavírus.
A pandemia não acabou, mas o Santander demitiu mais de mil bancários em 2020. Outras 400 demissões foram feitas pelo Itaú, e o Bradesco se nega a cancelar as 427 demissões realizadas até o momento. O Banco Mercantil do Brasil demitiu 18 bancários somente em setembro.
Os bancários farão tuitaços para sensibilizar bancos e sociedade, usando as hashtags:
#QuemLucraNãoDemite
#BancosParemDeDemitir
– Em plena pandemia
Itaú, o Santander, o Bradesco e o Mercantil do Brasil estão demitindo funcionários em plena pandemia. Todos estes bancos, haviam se comprometido em não demitir funcionários durante a pandemia. Mas, mesmo tendo lucros bilionários, desrespeitaram esse compromisso e colocaram mães e pais de família na rua da amargura, em plena pandemia.
Com as demissões, os bancos contribuem para o aumento do desemprego no país, que já era alto, e dificultam a recuperação da economia.
Fonte: SBPNR com Movimento Sindical

