Novas regras para proteger idosos de golpes bancários

Devido ao aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos durante a pandemia de Covid-19, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou que, a partir de 2021, serão adotadas um conjunto de novas regras para proteger os clientes idosos. 

Nada mais justo, já que são os clientes, em conjunto com os bancários, os responsáveis pelo bom rendimento das empresas. Os bancos têm que se responsabilizar pela segurança dos correntistas. 

Entre as medidas serão ofertados o Não Perturbe, que bloqueia as ligações de telemarketing, e o Serviço de Alerta, que, ao ser contratado, comunica transações e movimentações. Além da possibilidade de cadastro do número do consumidor idoso ou de uma pessoa de confiança. 

Sem falar que alguns bancos chegaram a registrar crescimento de mais de 80% nas tentativas de ataques através de e-mails. As organizações financeiras que aderirem ao programa terão que seguir as regras e serão supervisionadas. No  caso de descumprimento, serão punidas. 

Fonte: Movimento Sindical

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