Caixa é responsável pelo aumento de bancarização

Muitos brasileiros só tiveram acesso a uma conta bancária nos últimos meses com os benefícios emergenciais, principalmente por meio da Caixa, na pandemia. Como sempre, o banco público mostra a importância para a sociedade, o que não impede o interesse do governo de privatizar a empresa, ao enfraquecer  o papel social da estatal e comprometer os investimentos públicos em desenvolvimento no Brasil.

Segundo o Banco Central, 67,8 milhões de pessoas foram contempladas com o auxílio emergencial e o saque do FGTS. Com isso, em torno de R$ 265 bilhões foram creditados nas contas da população. Hoje, o número de pessoas com relacionamento bancário ativo chega aos 177 milhões. No ano passado eram 164,6 milhões.

Mas, os resultados são fruto do trabalho exaustivo desempenhado pelos milhares de empregados da Caixa para garantir o pagamento dos benefícios. A omissão do governo e dos bancos privados fez com que o banco assumisse, sozinho, a função e realizasse o pagamento do auxílio emergencial. Mesmo não sendo a solução para a crise econômica em decorrência da pandemia, ameniza os impactos para a população mais vulnerável da sociedade.

Fonte: Movimento Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *