Nesta terça-feira, 27/10, os bancos de grande parte do pais voltaram a funcionar, dando fim à greve de 21 dias. Em assembleia do Sindicato dos Bancários de Ponte Nova e Região, na noite de ontem (26), foi aprovada pela maioria, a proposta apresentada – na sexta-feira passada (23/10) – pela Federação Nacional dos Bancos/Fenaban.
As principais cláusulas do acordo são estas: 10% de reajuste salarial; 14% de correção na “cesta-alimentação” e no auxílio-refeição; participação nos lucros e resultados nos moldes da última Convenção Coletiva de Trabalho; e cláusulas específicas de vantagens para os empregados do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
De acordo com o Presidente do Sindicato José Carlos Barbosa Silva, o maior impasse durante as negociações foi a compensação dos 21 dias parados. Os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores que cumprem expediente de 6h/dia (num total de 84h) e 72% das horas dos trabalhadores com jornada de 8h/dia (num total de 112h).
Na manhã de ontem (27), José Carlos acompanhado do Vice-Presidente Horacio Vasconcelos, a convite, estiveram na rádio Líder FM, onde esclareceram, mais uma vez, os objetivos e conquistas da Campanha Salarial. José Carlos salientou a importância da greve que resultou numa grande adesão dos bancários a nível nacional, com mais de 50% das agências no país paradas e elogiou principalmente, os colegas da base territorial do Sindicato, que fizeram uma mobilização maciça.. Disse também, que foi uma das maiores greves dos últimos anos que fez o banqueiro alterar a sua proposta inicial de 5,5% para os atuais 10%, além do reajuste de 14% no tíquete alimentação. Horácio acrescentou que o sistema financeiro é o que mais lucrou, mesmo com a crise que o pais enfrenta. Estes lucros exorbitantes são a custa de uma categoria que adoece cada vez mais, consequência das exigências dos patrões, no cumprimento de metas abusivas. Ressaltou que a automação bancária traz consequências de demissões na categoria bancária. O Presidente José Carlos, finalizou agradecendo a paciência e o apoio da população nestes dias de paralisação.
Fonte: SEEB Ponte Nova

