Protestos por alimentos podem explodir no país

Além de todos os problemas causados pela mais grave crise sanitária que o país já passou e pela omissão do governo Bolsonaro com a vida de milhões de cidadãos, o Brasil pode ter dias ainda mais duros. A constante alta dos preços dos alimentos pode gerar uma onda de protestos jamais vistos.  

De acordo com a agência Bloomberg, os alimentos estão cada dia mais caros. Em muitos casos, consomem mais da metade da renda das famílias. No geral, todos os produtos viram os custos aumentarem, desde a soja ao ovo e, a política ultraliberal do governo Bolsonaro, piora o cenário. 

Para se ter ideia, o arroz subiu 76% no ano passado. Já o leite e a carne bovina tiveram alta de mais de 20%. 

O desemprego também não para de subir. Hoje mais de 13 milhões estão sem trabalho no país. Ter emprego já não garante muita coisa. Os direitos foram retirados e os salários não aumentam. 

Diante do cenário, as famílias vem cortando tudo o que podem. Mas, a previsão é de que em um futuro próximo já não terão mais o que fazer. Outra agência, Oxford Economics, destaca que, diferentemente dos vizinhos da América Latina, no Brasil houve aumento rápido nos preços dos alimentos no ano passado. É como se o país fosse hoje uma verdadeira bomba relógio. 

Fonte: Movimento Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *