Foi reafirmada decisão da ação civil pública ajuizada pelo movimento sindical garantindo reestabelecimento da função de caixas para todos os funcionários do Banco do Brasil no país. A boa notícia foi dada nesta segunda-feira (24/08), durante audiência de instrução do processo, que avança para o julgamento.
O BB descumpriu decisão liminar do início do ano em alguns sindicatos, apesar de a determinação ser válida para o Brasil todo. Agora a empresa tem que cumprir até o dia 1 de setembro e pagar os retroativos em até 30 dias. Apesar de as entidades representativas estarem dispostas a negociar para garantir os direitos dos trabalhadores, o banco não sinalizou interesse em fazer acordo.
Ao entrar com ação na Justiça do Trabalho, em fevereiro, o movimento sindical pediu que o BB fosse impedido de extinguir a função e a gratificação dos caixas executivos, previsto no plano de reestruturação. A direção da instituição financeira estabeleceu que todos os caixas executivos deveriam migrar de suas funções, voltando ao cargo de escriturários e, se fosse necessário, poderiam atuar como caixas, recebendo a gratificação apenas pelos dias trabalhados na função.
Com a proposta de reestruturação, o Banco do Brasil prejudicou boa parte dos caixas que estavam em trabalho remoto. Por não abrirem o caixa, os funcionários ficam sem a gratificação da função e sem perspectiva de promoção.
Fonte: Movimento Sindical

