O Saúde Caixa é um plano de autogestão, custeado pelos empregados e pelo banco. Além de fazer parte do sistema de autogestão, a assistência médica também possui Sistema de Gestão por RH.
Os planos de autogestão, como o Saúde Caixa, têm o princípio da solidariedade como base, por proporcionar a qualquer empregado o custeio do plano de saúde, cobrando um percentual sobre o salário de todos os participantes, de forma igualitária. Ao descontar um percentual de um salário maior, viabiliza o custeio do plano de quem recebe menos. É um dos fatores que mantém a assistência acessível, viável e justa para todos.
O mutualismo e o pacto intergeracional também são princípios mantidos no Saúde Caixa. Todos contribuem com o valor que pode, de forma igualitária. No caso do pacto intergeracional, é garantida uma carteira equilibrada entre jovens (em maior quantidade) e idosos (de maior risco) para que os mais novos ajudem a custear os mais velhos. São estas características que vão manter o plano de saúde justo para ativos e aposentados da Caixa.
Fonte: Movimento Sindical

