
Com o objetivo de elaborar um documento com a pauta dos trabalhadores para ser entregue a todos os candidatos que vão disputar as eleições presidenciais deste ano, as centrais sindicais realizam, nesta quinta-feira (07/04), a Conferência da Classe Trabalhadora (Conclat).
Participam das discussões, que acontecem de forma híbrida, CTB, CUT, Força Sindical, UGT, CSB, Nova Central, Conlutas, Intersindical e Pública. A proposta a ser construída tem como prioridade definir o modelo de desenvolvimento necessário para o Brasil gerar empregos de qualidade, crescimento dos salários, proteção dos direitos trabalhistas, combate às desigualdades, proteções sociais e previdenciárias, a defesa da democracia, da soberania e da vida.
A primeira edição da Conclat foi em 1981, em Praia Grande (SP), ainda durante a ditadura civil-militar. Em 2010, parte das centrais organizou uma reedição no estádio do Pacaembu, em São Paulo, então com o mesmo objetivo de hoje. As manifestações do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, também serão unificadas.
Fonte: Movimento Sindical
