Entenda a Campanha Salarial até o momento

Gladir Basso - Greve dos bancáriosNossa Campanha Salarial começou cedo neste ano mas num momento político complicado. Diante de uma transição de governo com tendências completamente diferentes nos tornamos a primeira categoria a entrar em Campanha Salarial dentro do “novo” Governo Temer.

Sabemos que o bancário ainda possui uma representatividade econômica bastante significativa dentro da economia do País e diante desse fatos já sabíamos que se as outras campanhas foram duras, essa seria duríssima.

E não foi diferente, estamos diante de um grande impasse onde a Entidade Patronal insiste num modelo que não nos contempla pois é um modelo de relativa eficiência matemática mas absolutamente nenhuma eficiência econômica.

Dentro desse contexto onde certamente há também “fatores externos” influenciando as negociações como o próprio Governo Federal, estamos diante de forças econômicas muito poderosas e de uma economia que busca culpar alguém e fazer esse alguém arcar com o ônus de tudo que acontece no país.

Também é sabido que na iminência da implantação de “reformas”, várias nos ameaçam profundamente e a dita “reforma trabalhista” com seu carro chefe da “prevalência do negociado sobre o legislado” é um fantasma que certamente lançará garras sobre o que for pactuado em nosso Acordo Coletivo o que neste momento dificulta, mesmo que indiretamente o avanço do mesmo.

Tudo isso está alimentando o travamento no avanço das negociações, a FENABAN insiste no modelo apresentado até agora e investe na fragilização da greve a partir dos interditos e do próprio desgaste da mesma devido o tempo decorrido.

Neste momento é que surge um ator fundamental no processo. NÓS! Dirigentes Sindicais que por missão temos que defender os interesses de toda uma categoria e, dentro de limites aceitáveis de bom senso, cumprimento da lei e preservação das entidades manter viva a greve da melhor forma possível.

Semana que vem temos que renovar nossos esforços, motivar nossas equipes de trabalho e retomar o movimento com coração, coração valente de lutador que mesmo diante de um cenário desfavorável não deixa de lutar por um ideal comum mantendo nossa posição firme pela reposição da inflação e por ganho real de salários.

Um abraço à todos, quero também dizer que nossa Federação e toda a diretoria estão à disposição à qualquer hora do dia ou da noite para atender, orientar e dar suporte à quem precisar, renovo nosso compromisso com a informação, com repasse genuíno de tudo que acontece da melhor e mais rápida forma possível e vamos juntos, se a distância não permite darmos às mãos ligados através de nossos corações e nossos ideais e de peito aberto seguindo unidos até a vitória.

Fonte: Feeb-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *