Como nesta quinta-feira, 3 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, o movimento sindical promoveu tuitaço em defesa da inclusão da PCD. A hashtag #InclusãoÉUmDireito chamou atenção da sociedade para a importância do tema durante a manifestação digital.
Em 1992, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu a data para gerar discussões sobre a situação da pessoa com deficiência, além de alertar para a necessidade de políticas públicas, que incluam as PCDs, com aumento de acessibilidade e garantia de direito de todos.
Cerca de 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. No Brasil, 45,6 milhões de pessoas se declaram com deficiência. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência visa fortalecer da PCDs e impõe que empresas com 100 ou mais trabalhadores devem preencher parte dos cargos com pessoas com deficiência. Mas, ainda existe muita dificuldade na inclusão no mercado de trabalho.
Nos bancos, por exemplo, a participação de PCD ainda é pequena. A ascensão profissional e o tempo de casa para as Pessoas com Deficiência são empecilhos. O 2º Censo da Diversidade Bancária mostrou que somente 30% das PCDs estão há mais de 10 anos no banco. Parcela menor do que a média do setor bancário, que é de 38,8%.
Fonte: Movimento Sindical

