O dia Nacional de Greve da Educação mobilizou os brasileiros em todos os estados e no Distrito Federal nessa quarta-feira (15). Em meio a tantas manifestações, o ato público realizado em Viçosa foi destaque na imprensa e nas redes sociais. Veículos de comunicação repercutiram a atividade que levou mais de 5 mil pessoas às ruas do município, mesmo embaixo de forte chuva, e que teve a ASPUV como uma de suas realizadoras.
O portal El País Brasil considerou a cena dos participantes com sombrinhas um dos símbolos do dia de protestos. “As mensagens mais criativas disputaram atenção e compartilhamentos com outro símbolo da capilarização dos manifestações deste 15 de maio: em vez de apenas imagens das capitais, fez sucesso a procissão de guarda-chuvas do protesto na chuvosa Viçosa, um polo universitário no interior de Minas Gerais”, destacou o site.
Já o jornal carioca Extra lembrou que o ato em Viçosa reuniu todos os segmentos da UFV: “em Viçosa, Minas Gerais, manifestantes se reuniram em uma manhã de chuva para protestar com gritos de ‘O Movimento unificou, é o estudante, o professor e o servidor’”.
Foto de Viçosa que viralizou nas redes sociais (crédito: Facebook).
Destaque também em um dos jornais mais tradicionais do Brasil. A Folha de São Paulo dedicou espaço à manifestação viçosense tanto em sua edição online dessa quarta (15) quanto na impressa desta quinta (16). Uma foto do ato na cidade foi colocada na home (página inicial) do seu portal (imagem acima).
Os sites Uol, Bol e Jornal GGN também publicaram sobre a manifestação.
Redes Sociais
Uma das fotos mais compartilhadas do dia no país foi tirada durante a manifestação em Viçosa. A imagem tirada do alto de um prédio mostra os manifestantes com sobrinhas ocupando toda a Avenida Ph. Rolfs. No Instagram da rede de mídia Mídia Ninja, foi a foto com mais reações dos protestos no país. O número de curtidas ultrapassou os 123 mil. No Facebook, também ganhou repercussão em várias páginas, como a do personagem de quadrinhos, Armandinho, que conta com mais de 1 milhão de seguidores.
Confira aqui como foi o dia de manifestação em Viçosa.
(Assessoria de Comunicação da ASPUV)
Fonte: ASPUV

