O Sindicato dos Bancários de Ponte Nova e Região, abriu a Campanha Salarial/2015, com um questionário disponibilizado no Site da entidade, no período de 06 a 20/07/2015.
A consulta foi aplicada para aferir quais as prioridades, demandas e principais preocupações da categoria bancária. Os dados obtidos servirão de base para a elaboração da minuta nacional de reivindicações, durante o XLIV Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários e Securitários, a ser realizado nos dias 30 e 31 de julho, em Foz do Iguaçú=PR., tendo como representantes deste Sindicato, os diretores José Carlos Barbosa Silva (Bradesco), Célio Canuto de Castro (Caixa) e Sérgio Martins Nogueira (BB). Posteriormente, o documento final será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
É fundamental ouvir o que pensa cada bancário e bancária no seu local de trabalho, reafirmando, assim, o processo democrático e participativo, a fim de auxiliar os debates para formalizar as reivindicações da Campanha Nacional.
Os poucos bancários que participaram, 82% são sindicalizados.
Entre as questões apresentadas aos bancários de Ponte Nova e Região, destacam-se os itens relacionados a remuneração, segurança e condições de trabalho.
No questionamento sobre condições de trabalho, 36% elegeram o Fim das Terceirizações como prioridade. Seguidos por Fim das Demissões / Mais Contratações (23%) e 17% optaram pela Igualdade de Oportunidades para Contratação e no Local de Trabalho.
No item sobre segurança bancária, 28% dos bancários reivindicam adicional de risco de 30% nas agências, postos e tesouraria; 20% Fim da Guarda das Chaves e 18% preferem biombos enfrente aos caixas.
A pesquisa informa em consulta sobre remuneração fixa direta que, no período de setembro de 2014 a agosto de 2015, a inflação projetada é de 8,3%. E questiona qual o índice de reajuste total (inflação + aumento real) que o bancário acha que deve ser reivindicado. O resultado foi este:
. Entre as prioridades da pauta sobre remuneração fixa direta, 40% responderam aumento real (índice acima da inflação); 26% PCCS – Plano de Cargos, Carreiras e Salários; e 23,00% ampliar o piso da categoria.
. Sobre a remuneração fixa indireta, 46% dos bancários optaram pela cesta alimentação maior; 21% pelo plano de previdência complementar e 14% pelo auxílio educação.
. Sobre índice de reajuste salarial, as opções variaram de 30% a somente a reposição da inflação (8,3%. Porém a maioria 54% optou pelo INPC mais 5% de produtividade.
Na questão como participar da Campanha, 17% estão dispostos a fazerem greve, 12% a não cumprir metas (não vender produtos) e 1% não deseja participar da Campanha Salarial.
Para manter-se informado sobre a Campanha Salarial, acesse diariamente o site do Sindicato (www.bancariospnr.org.br) e mantenha o seu cadastro atualizado para receber por e-mail e torpedos, as novidades.
O sucesso da Campanha é proporcional à participação dos bancários.
Fonte: SEEBPonte Nova

