Os bancos públicos cumprem um papel fundamental para o crescimento do Brasil, não somente no momento de pandemia causada pelo coronavírus, mas nos meses e anos seguintes para a recuperação do país, por serem responsáveis pela sustentação das políticas públicas e pelo crédito à população.
O BB, Caixa e BNB têm grande importância na vida dos brasileiros que têm pequenos negócios, e também na parcela mais vulnerável, com a gestão de políticas públicas essenciais no combate às desigualdades sociais.
Apesar do papel insubstituível, o governo Bolsonaro insiste em entregar tudo ao capital privado. Intenção declarada várias vezes por figurões do Executivo. A última veio da boca do ministro da Economia. Claramente irritado, Paulo Guedes esbravejou que tinha de vender logo o Banco do Brasil. Não foi a primeira vez que deixou claro que quer privatizar tudo o que for possível.
PL contra venda
Um projeto de lei pode barrar, pelo menos por enquanto, as privatizações promovidas pelo governo Bolsonaro. O PL 2715/2020 determina a suspensão das vendas das estatais por um ano após o fim do estado de calamidade pública em vigor no país por conta da pandemia da Covid-19.
A retomada do crescimento econômico, com ou sem coronavírus, passa pelas estatais. Em tempos de crise, o papel desempenhado por cada uma é ainda mais essencial, porque o setor privado não está nem um pouco interessado em reduzir os danos à população. Basta observar as dificuldades que os bancos têm imposto na liberação de crédito aos micro e pequenos empresários.
Fonte: Movimento Sindical

