Caixa, agendamento por telefone pode salvar vidas!

Filas nas agências bancárias também podem ser foco de contágio da Covid-19, e Sindicatos cobram o agendamento por telefone para preservar vidas e saúde de usuários e trabalhadores

Após reivindicações do movimento sindical bancário, a Caixa avançou em medidas de proteção contra o coronavírus, como a liberação para home office para 100% dos empregados da área meio e para 70% dos empregados das agências, bem como o contingenciamento da entrada de clientes nas agências e a determinação de só atender presencialmente os serviços considerados essenciais, como cadastramento de senha numérica e pagamento de benefícios sem cartão como abono, INSS, FGTS, seguro desemprego, Bolsa Família e Bolsa Pescador. Mas as filas que se formam do lado de fora das agências do banco público também colocam em risco a vida e a saúde dos usuários, dos terceirizados e dos bancários que irão atendê-los em seguida, porque podem ser foco de contágio da Covid-19.

Esse problema poderia ser facilmente evitado se a Caixa atendesse a uma reivindicação simples do Movimento Sindical, de que o atendimento fosse agendado por telefone antes de o usuário se dirigir à agência.

O movimento sindical está cobrando o agendamento por telefone para todos os bancos, mas a Caixa, por seu caráter de banco público e por ser a instituição que faz o pagamento de vários benefícios sociais, deveria adotar urgentemente a reivindicação. Por mais que haja contingenciamento de entrada, a aglomeração que tem se verificado do lado de fora das unidades da Caixa é um perigo para a população e para os 30% que continuam fazendo o atendimento presencial nas agências. É uma medida simples, que pode salvar muitas vidas e contribuir para evitar a proliferação do vírus.

Estamos em uma situação de caos sanitário. O sistema de saúde pode entrar em colapso. E os usuários da Caixa estão se aglomerando nas calçadas. É uma questão de proteger bancários, a população e de contribuir para que as medidas de isolamento social sejam mais eficazes.

A execução das medidas econômicas anunciadas pelo governo e aprovadas pelo Congresso Nacional passa pelo sistema financeiro, o que torna ainda mais urgente que se adote o agendamento antes de as pessoas se dirigirem às agências bancárias. Isso é essencial para evitar aglomerações. O agendamento, também iria garantir que os atendimentos presenciais fossem de fato restritos aos serviços essenciais, sendo os demais serviços feitos por meio dos canais digitais ou caixas eletrônicos.

A higienização constante das unidades bancárias e a distribuição de equipamentos de proteção aos bancários, como luvas, máscaras e álcool gel continua sendo fundamental neste momento de pandemia. Os bancários das agências têm de poder lavar as mãos após cada atendimento. E têm sempre que ter disponíveis máscaras e álcool gel.

O Movimento Sindical orienta os empregados da Caixa a denunciarem aos Sindicatos qualquer desrespeito do banco às medidas acordadas com os trabalhadores.

Fonte: Movimento Sindical

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