Após cobrança da COE (Comissão de Organização dos Empregados), o Itaú informou, nesta terça-feira (08/12), que vai realizar projeto-piloto em 20 agências com um novo modelo com início em janeiro de 2021. As unidades terão caixa híbrido e espaço de descanso e relaxamento para os funcionários.
Como os bancários da área operacional não foram citados no novo modelo, os representantes dos trabalhadores questionaram a situação ao banco. Sobre o layout que prevê espaços para relaxamento, a COE alertou que muitas agências não têm estrutura para a implantação e possuem poucos funcionários para realizar o atendimento.
Ainda ocorrerão mudanças no programa de remuneração variável das agências, que vai passar a ser chamado de “GERA”, com metas mensais e semestrais. O retorno ao trabalho presencial dos bancários do grupo de risco e compensação de horas devedoras serão debatidos no início do próximo ano.
A Comissão também cobrou o retorno da resposta sobre a proposta de PCR e entregou proposta para Bolsa Educação para 2021/2022. O Itaú oferece 5.500 bolsas no valor de R$ 410,00 atualmente, mas em 2019, houve mais de 10 mil inscritos. Mesmo com a pandemia, o maior banco privado do país manteve o lucro nas alturas e tem total condição de aumentar o valor do benefício para o funcionalismo.
Fonte: Movimento Sindical

