O atendimento e descredenciamento, a central de atendimento do plano de saúde e o relatório administrativo foram os principais temas discutidos na reunião do Conselho de Usuários do Saúde Caixa, nesta quarta-feira (08/12). Como o relatório atuarial de 2021 não foi apresentado, uma reunião extraordinária deve ser realizada.
O Conselho abordou as queixas dos usuários e falou sobre a falta de transparência e a dificuldade de comunicação dos conselheiros eleitos com os coordenadores do plano. Os representantes do banco exibiram dados sobre os quantitativos do Saúde Caixa e os principais números sobre a utilização do plano durante a pandemia.
Até o final do exercício do ano passado, o plano possuía 280 mil beneficiários cadastrados, sendo 44% titulares e 56% dependentes. Os usuários do Saúde Caixa reclamam dos descredenciamentos na rede de atendimento, que chegaram a 164 em 2020, e os conselheiros relataram que os credenciados alegam falta de pagamento.
Mesmo constando na lista de estabelecimento com atendimento, o profissional não se encontra disponível. No ano passado, foram apenas 35 credenciamentos. Para os representantes dos trabalhadores, o alto número de descredenciamentos é o sucateamento do plano. Mais uma forma de Pedro Guimarães, presidente da Caixa, atacar os empregados, ao precarizar o atendimento e a rede da assistência médica dos bancários.
Fonte: Movimento Sindical
