Em reunião virtual do conselho de representantes da Contec (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito), no dia 5 deste mês, foi aprovada a execução de ações judiciais com o objetivo de evitar o fechamento de postos de atendimento do Banco do Brasil (BB), a transferência de funcionários e o fim da gratificação dos caixas executivos efetivos independente do tempo de exercício na função, por se tratar de uma redução salarial, o que é proibido pelo artigo 7º., inciso VI, da Constituição Federal.
O ajuizamento das ações em nível nacional foi uma solicitação dos dirigentes sindicais, que decidiram que a Contec não deve abrir mão desse papel, já que é a entidade maior que representa a todos na assinatura dos acordos coletivos. Foi definido também que é necessário urgência na medida judicial para impedir que o banco prejudique os funcionários do BB.
Desde meados do mês passado, quando a diretoria do BB anunciou o plano de reestruturação, há manifestações em todo País, contra a medida, que prevê um plano de demissão voluntária (PDV), fechamento de 361 postos de atendimento e o fim da gratificação dos caixas executivos.
Fonte: Movimento Sindical

