Entre os dias 14 e 16/11, aconteceu em Buenos Aires, a IV Conferência sobre a Erradicação Sustentável do Trabalho Infantil, organizada pelo Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social da Argentina, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A CONTEC foi representada pela diretora de Finanças da entidade, Rumiko Tanaka, que também é secretaria da Criança e do Adolescente da UGT. Também participaram representantes tripartites de governos, organizações de empregadores e de trabalhadores de 193 países com objetivo de fortalecer as estratégias para avançar na erradicação do trabalho infantil até 2025.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) de 2015, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem obtido sucesso na sua política de erradicação do trabalho infantil. A pesquisa aponta uma queda no número de crianças e adolescentes encontrados em situação de exploração pelo trabalho no país, caindo de 3,3 milhões de crianças encontradas nessa situação em 2014 para 2,7 milhões em 2015, sendo em sua maioria crianças e adolescentes na faixa de 5 e 17 anos.
A IV Conferência debateu políticas ativas de inclusão social e econômica, em correspondência com a geração de emprego jovem de qualidade e os objetivos listados na Agenda 2030. Na ocasião, foi formulado documento unificado com as propostas e medidas de atuação. Para acessar a íntegra do texto acesse aqui.
Fonte: CONTEC
