A CCT (Convenção Coletiva dos Bancários) já tem data para ser assinada. Será nesta sexta-feira (04/09), em São Paulo. A assinatura será transmitida pelo Zoom, em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Além da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), BB, BNB e Caixa formalizam os acordos específicos. Depois, os bancos têm até 10 dias para pagar a primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
Novamente, a estratégia do Comando Nacional dos Bancários, de antecipar as negociações foi bem sucedida. Com data-base em 1º de setembro, a categoria corria o risco de ficar sem os direitos garantidos pela CCT, se uma a proposta não fosse aprovada.
Importante destacar que a campanha salarial deste ano foi dura. A mais difícil dos últimos anos. O cenário é muito ruim para o trabalhador que precisa lidar com a crise econômica, a pandemia, um governo que quer destruir todos os direitos.
Desde a primeira negociação, os bancos sinalizaram que a intenção era cortar conquistas históricas da categoria, como a 13ª cesta alimentação. Mas, com a forte mobilização da categoria, voltaram atrás.
Fonte: Movimento Sindical

