Em repúdio às demissões que o Mercantil do Brasil tem realizado, a COE (Comissão de Organização dos Empregados) do banco realiza, nesta quinta-feira (10/12), um Dia Nacional de Luta. Também será denunciada uma série de problemas que afetam funcionários e clientes, como assédio moral, metas abusivas, precariedade no atendimento bancário, além de longas filas nas agências por conta do déficit de mão de obra.
O ato será realizado em forma de um tuitaço, às 11h, e todos os trabalhadores devem utilizar a hashtag #QueVergonhaMercantilBrasil. O Mercantil desligou na segunda quinzena de novembro mais de 30 funcionários. As manifestações realizadas pela COE são para denunciar a política perversa em meio a uma pandemia.
Outros ações também estão sendo realizadas, como manifestações nas portas das agências do banco, distribuição de cartas abertas à população, mensagens em carros de som e mobilizações virtuais.
Quem também sofre por conta da atitude do Mercantil do Brasil são os clientes, a maioria aposentados e pensionistas do INSS. Os usuários esperam longas filas para atendimento. É necessário o engajamento de todos, bancários e sociedade em geral, nas mobilizações para denunciar o absurdo praticado pelo banco.
Fonte: Movimento Sindical

