O “progresso” descrito na bandeira brasileira ficará distante neste ano. As previsões para o crescimento econômico para este ano ficarão abaixo da média mundial, diante da recessão recorde vivida em 2020. Segundo o 1º Boletim Focus de 2021, o mercado financeiro já reduziu de 3,49% para 3,40% a expectativa para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).
A estimativa do Banco Central também não é das melhores. A instituição avalia que, em 2021, o Brasil deve registrar uma retração econômica de 4,36%. A recuperação que o mercado estima será parcial, diante das incertezas que os próximos meses ainda apresentam, confirmando a pior crise da economia brasileira.
A situação se agrava pela negligência e incompetência do governo Bolsonaro. Os países ao redor do mundo têm projetado recuperar o volume perdido durante a pandemia do coronavírus através do aumento do PIB (Produto Interno Bruto). Porém, os prognósticos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para a economia brasileira são de uma recessão de 5% em 2020 e crescimento de somente 2,6% em 2021. O resultado no Brasil pode ficar abaixo da média global e até da América Latina. Preocupante.
Fonte: Movimento Sindical

