Estatais querem mandar 25 mil pro olho da rua!

Governo incentiva PDVs para diminuir gastos (e sucatear empresas…)

Programas de cortes em estatais preveem desligamento de mais de 25 mil funcionários

Em meio à orientação do governo federal de reduzir custos e gerar resultados, as estatais deverão enxugar ainda mais o quadro de funcionários em 2019. Levantamento feito pelo G1, a partir de informações do Ministério da Economia e das próprias empresas, aponta que o número de desligamentos no ano poderá passar de 25 mil.

Segundo Fernando Soares, secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) do Ministério da Economia, já foram aprovados pelo governo este ano 7 programas de demissão voluntária (PDVs) ou de aposentadoria incentivada de empresas distintas. A estimativa do governo é de um total de 21,5 mil desligamentos ao longo do ano somente com esses sete programas (…)

O número não inclui o PDV anunciado em abril pela Petrobras, que pela lei não precisa de aval do governo para lançar programas de desligamento. Considerando também a expectativa de 4,3 mil demissões na petroleira, o total de desligamentos previstos no ano em estatais chega a 25,8 mil.

“Além desses, já temos outros 4 em discussão”, disse o secretário Soares (…) Entre as estatais que já anunciaram PDVs ou programas de aposentadoria incentivada estão Correios, Petrobras, Infraero, Serpro e Embrapa. (…)

Fonte: Conversa Afiada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *