Nesta segunda-feira, 30 de novembro e terça-feira, 01 de dezembro cenas lamentáveis foram vistas nas proximidades da agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Praça Silviano Brandão, Centro de Viçosa, onde centenas de pessoas aguardam atendimento.
O Folha da Mata esteve no local e verificou que a fila começava na Praça Silviano Brandão, descia pela Rua dos Passos e terminava na Rua Dr. Milton Bandeira.
Na fila, além de moradores de Viçosa, estavam os dos municípios vizinhos de Cajurí, Coimbra, Ervália e São Miguel do Anta. Eles relataram ter saído de suas moradias por volta das 4 horas da madrugada para buscar atendimento.
Em tempos de pandemia, os usuários lamentaram ter que esperar tanto tempo na fila e ressaltaram a dificuldade para manter o distanciamento social. Além disso, reclamaram da assistência prestada pela Caixa, na hora do atendimento.
Os usuários, em sua maioria, desejavam fazer o saque do Auxilio Emergencial, Bolsa Família ou FGTS Emergencial (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Eles destacaram que o aplicativo Caixa Tem, em alguns momentos, não funciona corretamente.
A Assessoria de Comunicação da Caixa, localizada em Juiz de Fora, é quem responde pela unidade de Viçosa. Ela foi procurada para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta reportagem não deu retorno. O atendimento na caixa vai até às 13 horas, e quem estiver na fila até o horário, receberá uma senha para ser atendido no mesmo dia.
A Prefeitura de Viçosa informou que o Departamento de Fiscalização está atenta ao problema das filas e já entrou em contato com todas as agências bancárias do município orientando controlar e organizá-las. Ressaltou ainda, que o Decreto 5450/2020, que trata do funcionamento das agências durante a pandemia, continua em vigor. A normativa regula, por exemplo, a capacidade máxima permitida dentro das agências.
Sindicato
O Sindicato dos Bancários de Ponte Nova e Região, através do Conselheiro Consultivo Adão José de Oliveira, se manifestou a respeito das filas no entorno da Caixa Econômica Federal. De acordo com ele, é realmente, desumano uma fila tão grande de clientes expostos ao sol e chuva durante tanto tempo. Para o sindicalista, mais de 90% das pessoas que estão na fila poderiam resolver suas demandas de forma eletrônica, via aplicativo de telefone, por exemplo. Mas, entende que se trata de pessoas carentes, sem o devido conhecimento de como utilizar essas ferramentas e acabam esperando nas filas. Afirma o Conselheiro que os bancários da Caixa têm trabalhado intensamente para atender essa população que vai em busca do Auxilio Emergencial, da liberação do FGTS, para receber o Seguro Desemprego, o PI e resolver assuntos relacionados a aposentadorias.
Segundo Adão, essa gama de serviços oferecidos pelo Banco foi aumentada com a assinatura de convênio com o Estado de Minas para pagar o “Renda Minas”. Já com relação o Auxílio Emergencial, o problema já estava equalizado, mas a nova oportunidade oferecida pelo Governo Federal trouxe todo mundo para as filas, novamente.
Apesar de compreender a importância do trabalho da imprensa de fiscalizar e denunciar, Adão entende que os bancários estão se sentindo agredidos pela forma como está sendo feita a divulgação.
“Estamos fazendo um trabalho intenso, exaustivo, inclusive aos sábados, com dedicação e entendemos que estamos dando o melhor de nós, porém estamos “apanhando” dos clientes que ficam horas nas filas, da imprensa que cobra o fim das filas e da Caixa que cobra da gente o cumprimento de metas. Ou seja, “apanhamos” de todos e estamos cansados”, desabafa.
Itaú fechado
A agência do Itau Unibanco da praça Hervit Cordovil, em Viçosa, está fechada, temporariamente, por suspeita de contaminação da Covid-19 por um funcionário, que também foi afastado de suas funções.
Segundo a direção da agência, o atendimento interno está suspenso até o próximo dia 12, para higienização, seguindo os protocolos de limpeza e o uso de antesépticos adequados, com todos os funcionários ficando em quarentena. Nesse período, os clientes que necessitam de atendimento presencial estão utilizando os caixas eletrônicos, mas aqueles que preferiram não sair de suas casas podem acessar os serviços do Banco através dos canais digitais: APP Itaú, Internet Banking e itau.com.br.
Outras informações podem ser obtidas em www.itau.com.br/coronavirus.
Fonte: Folha da Mata

