Governo anuncia planos do IPO do banco digital

Mesmo sem ter sido criado ainda, o banco digital da Caixa já faz parte dos planos da agenda de privatização das subsidiárias da estatal que o governo trabalha sem parar. Para ano que vem, o presidente da instituição financeira anunciou que pretende fazer IPO (oferta inicial de ações) em listagem no Brasil e no exterior.

Pedro Guimarães ainda quer vender 15% do Caixa Tem por meio do IPO, mas a abertura do capital depende da aprovação do Banco Central. Como a intenção de vender o banco digital não é novidade, as entidades representativas já alertavam desde o início da pandemia de Covid-19.

Por conta da crise sanitária, o banco digital, criado com urgência, conseguiu abrir mais de 90 milhões de contas e bancarizar mais de 30 milhões de brasileiros através do trabalho árduo dos empregados da Caixa. Mas, o governo só quer saber de fatiar a empresa para torna-la fraca, ao invés de valorizar o resultado do empenho para atender a população.

O governo e a direção da Caixa querem fazer mais quatro IPOs em 2021: da Caixa Seguridade, das loterias, da gestão de ativos e dos cartões. Por isso, os movimentos sindicais e sociais se mantêm firmes na luta contra o desmonte do único banco 100% público do país e para que o patrimônio construído há 160 anos não seja destruído.

Fonte: Movimento Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *