O objetivo dos filmes de 30 segundos, que serão exibidos na TV e na internet, é tentar espalhar a sensação de insegurança no país, promovendo medo, ódio e intolerância
O governo de Jair Bolsonaro gastou R$ 10 milhões, de acordo com o jornal O Globo, para produzir uma campanha publicitária enaltecendo o pacote anticrime do fragilizado ministro da Justiça, Sérgio Moro. Os filmes têm 30 segundos de duração e serão exibidos na TV e na internet.
A campanha, que será lançada nesta quinta-feira (3), chegou a ser suspensa algumas vezes, porque a relação de Bolsonaro e Moro estava bem desgastada.
O objetivo da campanha é tentar espalhar a sensação de insegurança no país, promovendo medo, ódio e intolerância.
Um dos pontos mais controversos do pacote de Moro é a proposta de isentar de punição o policial que assassinar durante ação.
Um dado significativo foi divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública: a letalidade policial no país, em 2018, aumentou 20,1%, com 6.220 casos, o que representa 17 assassinatos por dia.
Em caso de aprovação do pacote, esses números devem aumentar ainda mais.
Em uma das peças da campanha, um homem relata que o pai foi assassinado e o criminoso estava livre. O projeto de Moro prevê que a pessoa comece a cumprir a pena logo após ser condenada, sem aguardar pela apreciação de outras instâncias do Poder Judiciário, de acordo com informações da coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Ágatha
O pacote, que já havia sido alvo de críticas logo que foi anunciado, voltou à tona, depois do brutal assassinato da menina Ágatha, de 8 anos, no último dia 20, durante operação policial no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro.
Conforme a plataforma Fogo Cruzado, Ágatha foi a 16º criança vítima de violência armada, somente em 2019, na Região Metropolitana do Rio.
Fonte: Revista Forum

