Governo Bolsonaro já vendeu 62 ativos da Petrobras

A necropolítica ultraliberal de Bolsonaro é destruidora e extremamente cruel. Além de fazer o país voltar ao mapa da fome – cerca de 20 milhões de pessoas não têm nada para comer – e colocar o desemprego em níveis recordes, o governo entrega o patrimônio nacional de mãos beijadas ao grande capital, sobretudo internacional.

Em três anos foram vendidos 62 ativos da Petrobras, inclusive subsidiárias estratégicas, como a BR Distribuidora, campos de petróleo, gasodutos, termelétricas, usinas eólicas e refinarias.

As privatizações não renderam quase nada aos cofres públicos. Apenas US$ 33,9 bilhões, segundo levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

Mais privatizações
A onda de privatização pode ser pior. Atualmente, 34 ativos da empresa estão a venda. Para se ter ideia, de todos os ativos privatizados ao longo da história da Petrobras, 67%, foram no governo Bolsonaro.

A venda não contribuiu para aumento de competição no mercado e redução de preços de combustíveis. Pelo contrário. E os brasileiros estão sentindo o peso no bolso.

Fonte: Movimento Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *