No início da reunião, os representantes dos funcionários questionaram o banco a respeito de seu quadro funcional após a fusão com o Unibanco e também sobre boatos de demissões e implantação de um Plano de Demissão Voluntária (PDV).
O Itaú negou a intenção de promover demissões, afirmando que os desligamentos que ocorrem fazem parte da rotatividade normal do mercado. De acordo com os representantes do banco, comparando os anos de 2017 e 2018, aconteceram mais contratações que desligamentos e que a empresa tem como foco principal formar profissionais qualificados e sobretudo mantê-los em seus quadros. O Itaú possui hoje mais de 85 mil funcionários.
Sobre um PDV, o Itaú, mais de uma vez na reunião, negou a implantação de um plano de demissões.
A CONTEC cobrou do Itaú transparência na relação com as entidades sindicais, que por sua vez afirmou que qualquer mudança ou ação que vier a refletir diretamente nas relações com os funcionários, será apresentada e debatida com os sindicatos.
Sobre o fechamento de agências, o Itaú informou que desde 2017 cerca de duzentas unidades deficitárias ou sobrepostas foram fechadas, porém não houve demissões nesses casos. Os funcionários das agências envolvidas foram remanejados. Projetando o futuro com relação ao fechamento de mais agências, a direção do Itaú afirmou que tudo dependerá do cenário econômico dos próximos meses. Por enquanto a rede de agências permanecerá com está.
O Itaú destacou também na reunião que a prioridade do banco agora é investir no APP, pois o perfil dos clientes mudou. Com o foco no APP e canais alternativos de atendimento, a tendência é a redução do número de caixas nas agências. Esta redução, de acordo com o banco, não implicará em demissões, mas em remanejamentos de funcionários para áreas de tecnologia.
Apesar da CONTEC novamente cobrar do Itaú a volta das homologações nos sindicatos, o banco afirmou que as homologações continuarão a ser realizadas nas agências.
Os representantes do Itaú informaram que a empresa autorizou os funcionários a trabalharem com roupas informais (calça e camisa), dispensando o terno e gravata. A medida visa dar um maior conforto ao trabalhador e tornar a relação com o cliente mais pessoal.
Finalizando o encontro, a CONTEC reivindicou ao banco o estabelecimento de um calendário de reuniões, facilitando assim o planejamento antecipado das entidades sindicais.
Fonte: CONTEC

