O Banco Itaú-Uibanco distribuiu comunicado interno aos seus funcionários anunciando que já está praticando a licença paternidade de 20 dias. No entanto, os interessados devem solicitar a prorrogação por escrito.
Segundo informações do banco, os pais de filhos nascidos a partir de 27 de dezembro de 2016 também poderão requerer os 15 dias adicionais. Isso deve ser feito no prazo de 90 dias a contar do envio do comunicado interno do banco, após alinhamento do período de afastamento com o gestor.
Confira abaixo alguns esclarecimentos importantes sobre a licença-paternidade do Itaú-Unibanco:
- O que é a licença paternidade?
É um benefício previsto em Lei que permite ao colaborador se ausentar a partir do nascimento da criança. - O que é a prorrogação da Licença Paternidade?
É um benefício regulamentado por lei que permite que o colaborador prorrogue por mais 15 dias a licença paternidade. - Como eu sei se tenho direito à prorrogação da licença paternidade?
A prorrogação da Licença Paternidade está condicionada à empresa na qual a colaborador está lotado e que tenha aderido ao “Programa Empresa Cidadã”, Anexo D-3 da Circular RP-11. - Quais documentos são aceitos como comprovação da licença/prorrogação paternidade?
Sem prorrogação:
- Certidão de nascimento do recém-nascido.
Com prorrogação:
- Certidão de nascimento do recém-nascido;
- Carta de próprio punho, contendo: nome da empresa, data, nome, funcional e data de início da licença paternidade;
- Comprovante de participação, através de certificado, em programa ou curso de orientação sobre paternidade responsável.
- Como eu faço para solicitar a licença/prorrogação da licença paternidade?
Você deve encaminhar a documentação comprobatória ao seu gestor até 02 (dois) dias úteis consecutivos após o nascimento. - Quem fará o cadastro da minha licença em sistema? Qual é o prazo?
O gestor deverá anexar documentação comprobatória no prazo de até 02 (dois) dias úteis consecutivos a contar da recepção dos documentos para que a Unidade de Licenças efetue a análise e cadastramento em sistema.
Importante! Somente o o gestor tem acesso para cadastrar a licença.
- Sem prorrogação: Portal Itaú Unibanco > meu trabalho > gestão > férias, recessos e licenças > cadastro de licenças > cadastrar licença até 15 dias
- Com prorrogação: Portal Itaú Unibanco > meu trabalho > gestão > férias, recessos e licenças > cadastro de licenças > cadastrar licença superior a 15 dias
- Como funciona a licença paternidade no casos de adoção?
O tempo de prorrogação da Licença Paternidade não sofre alteração. O colaborador deverá entregar a mesma documentação e o termo de adoção ou sentença judicial no prazo de até 02 (dois) dias úteis consecutivos. - Onde faço os cursos de paternidade responsável?
Os cursos podem ser realizados em ONGs, instituições religiosas, hospitais, clínicas, prefeituras, sindicatos da categoria, associações e deve ser apresentado o certificado de participação. - O banco oferece cursos de apoio a paternidade?
Sim, os colaboradores poderão se inscrever no Fique Ok através do telefone 0800 773 2930 para participarem do curso de paternidade responsável online.
Colaboradores de São Paulo e Grande São Paulo, podem participar do curso Bebê a Bordo, realizado mensalmente.
Em ambas as opções será entregue o certificado de participação ao final.
- Qual o prazo e o procedimento para solicitar a prorrogação da paternidade para os bebês nascidos a partir de 27/12/2016?
Você deverá acordar com o seu gestor a melhor data para o afastamento no prazo de 90 dias após o envio do comunicado corporativo (01/02/2017). O procedimento é o mesmo exigido para os casos não retroativos. - O gestor deverá efetuar o ajuste da ausência no ponto eletrônico?
Não, o gestor deverá cadastrar a licença no Portal Itaú Unibanco. A informação refletirá automaticamente no ponto eletrônico, após efetivação da licença em sistema. - Posso sair de férias na sequência da minha Licença Paternidade? Como eu faço?
Sim, é possível, desde que você tenha período aquisitivo vencido. O cadastro é realizado normalmente, se for necessário realizar alguma alteração na sua ausência, o gestor poderá fazê-la com até 20 dias antes do início das férias. - O que acontece se a Licença Paternidade se iniciar durante as férias?
Nesse caso, as férias são interrompidas e retomadas na sequência da Licença Paternidade. - O que acontece se a Licença Paternidade se iniciar antes das férias?
As férias serão automaticamente canceladas, o gestor ou o colaborador deverá reprogramá-las dentro do prazo de 20 dias antes do inicio das férias. - E o plano de saúde do meu bebê? Como eu faço para cadastrá-lo em sistema?
Para solicitação de inclusão do seu filho no plano de saúde, você deverá acessar a rota: feito para mim > painel do colaborador > plano médico e odontológico > plano médico > incluir dependentes > acessar link > Incluir novo dependente.
Fonte: Contec com Comunicado do Itaú-Unibanco

