Vitória para os funcionários do Banco do Brasil. A Justiça negou provimento ao agravo do BB, que queria cassar a liminar obtida pelo movimento sindical, a qual impede que a instituição financeira acabe com a função de caixa e mantenha o direito dos trabalhadores receberem a gratificação por exercerem o cargo.
A decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região garante o direito dos caixas continuarem a receber o valor integral das gratificações. As entidades que representam o funcionalismo do BB acreditam que manter a função e o pagamento da respectiva gratificação é reconhecimento do Judiciário sobre a ilegalidade cometida pelo banco ao alterar o contrato de trabalho de forma lesiva e unilateral.
Sem comunicar aos trabalhadores e ao movimento sindical, o BB tentou extinguir a função de caixa no início de 2021, além de deixar de pagar a devida gratificação aos escriturários que cumprem a função, através de nova reestruturação. Os sindicatos tentaram negociar com a mediação do Ministério Público do Trabalho, mas o Banco do Brasil se negou. Desrespeito e desvalorização aos funcionários. A medida do BB é prejudicial a todos, pois também estava previsto o fechamento de agências e redução de postos de trabalho.
Fonte: Movimento Sindical

