Ministério da Saúde inclui os bancários no PNI

Grande dia para os bancários. Depois de meses de pressão, finalmente o Ministério da Saúde incluiu a categoria no PNI (Plano Nacional de Imunização) contra a Covid-19. A vitória veio depois de intensa movimentação dos Sindicatos no Executivo e no Legislativo.

Em reunião com o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), o ministro Marcelo Queiroga se comprometeu a enviar as doses necessárias aos estados para imunizar a categoria a partir da próxima semana. O informe técnico com detalhes sobre a vacinação será publicado até o fim desta semana.

A mobilização e união dos trabalhadores, que durante todo esse tempo estiveram ao lado das entidades sindicais, foram fundamentais para a conquista. A luta agora é para que os demais funcionários das agências, como vigilantes e prestadores de serviços, sejam incluídos do PNI.

Desde 2020, o Movimento Sindical vem fazendo uma campanha de prevenção para que os bancos sigam os protocolos firmados entre o comando nacional da categoria e a Fenaban. Isto culminou com o avanço quando, foram enviados ofícios em todas as prefeituras e Câmaras Municipais da Base Territorial do Sindicato dos Bancários de Ponte Nova e Região, solicitando a prioridade de vacinação da categoria bancária, com base no decreto federal 10.329/2020, que estabelece os serviços bancários como essenciais.

Entretanto, a maioria das prefeituras não respondeu ao pedido, com exceção da Prefeitura de Dom Silvério que disse seguir as deliberações do Ministério da Saúde.

A perseverança do Movimento Sindical conquistou mais essa vitória hoje. Quem luta muda a vida!!!.

Fonte: SBPNR com informações do Movimento Sindical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *