O Movimento Sindical lançou o “Aposentômetro”, calculadora que ajuda comparar, na prática, as regras atuais e o projeto de Temer aumenta a idade mínima para 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres, do campo e da cidade; e aumenta o tempo de contribuição mínimo para quem se aposenta por idade, de 15 anos para 25 anos.
Os Sindicatos deram inicio a um movimento que pretende tomar as ruas do país pela preservação da aposentadoria, um direito histórico da classe trabalhadora. O “Aposentômetro” é uma das ações que contribuirão para dar aos trabalhadores argumentos para combater essa reforma e foi elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, o Dieese.
No final do post você encontra a calculadora é muito fácil. Informando o gênero, a data de nascimento (no formato dd/mm/aaaa) e o tempo de contribuição para o INSS. Se você não tem o tempo exato, pode obter nos caixas automáticos da Caixa e do BB, com seu número de PIS/Pasep.
O aplicativo compara o tempo restante e a idade para se aposentar com benefício integral, por idade e por tempo de contribuição e benefício proporcional.
Nem é preciso dizer que jovens, mulheres e professores estão entre os mais prejudicados.
Para acessar a calculadora, clique aqui.
Fonte: SBPNR com informações do Tijolaço

