Santander apresenta novo modelo de agências/atendimento ao movimento sindical

Na última quarta-feira (30/01), às 11 h, antecedendo a reunião do Comitê de Relações Trabalhistas do Santander/CONTEC, o banco fez a apresentação do novo modelo de agências de negócios que pretende adotar, onde predomina o caráter mais  informal e o intenso uso dos mais modernos instrumentos da informática (internet, whatsapp, aplicativos, etc). O argumento para as mudanças é a necessidade de otimizar o atendimento aos clientes com rapidez e eficiência, com o abandono da maneira formal tradicionalmente usada pelo sistema financeiro no Brasil. O modelo já funciona no Chile e na Argentina.

Durante a reunião do Comitê de Relações Trabalhistas – CR propriamente dita, o banco informou que para atingir o objetivo da mudança pretendida (implantação do novo modelo de agência/atendimento, com o Cargo Único), irá concentrar na função de Gerente de Negócios as seguintes funções: Caixa, Agente Comercial, Assistente de Atendimento, Coordenador e Gerente Especial.

O número dos que exercem as funções incorporadas está por volta de 13 mil bancários. O Santander afiançou que não haverá aumento nas remunerações, as jornadas continuarão sendo de 6 e 8 horas, respectivamente, com a obrigatoriedade de todos  serem portadores de CPA-10.

O banco garantiu ainda que não haverá demissões e sim contratações de novos bancários, que hoje estão em torno de 150 a 200 novas contratações ao mês.

Os dirigentes sindicais bancários externaram a preocupação com o novo modelo de agência/atendimento a ser implantado nos próximos meses, tendo em vista antigas experiências como a da implantação do Caixa Executivo (CAIEX), no passado, mediante a concentração de quase 10 (dez) funções em um único bancário (a), sem aumento salarial relevante e com o empregador se apropriando cada vez dos benefícios da mão-de-obra do trabalhador.

O banco assegurou que não haverá superposição de tarefas ou funções e que estará sempre à disposição do movimento sindical para o diálogo e a correção dos erros que ocorrerem.

E caberá ao movimento sindical analisar todos os fatos decorrentes da nova metodologia a ser adotada pelo banco e não permitir nenhuma injustiça, com a busca de solução para os problemas.

A reunião foi realizada em uma das agências do Santander, na Avenida Paulista, 2064, em São Paulo.

Fonte: CONTEC

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