
Com a tecnologia dos cartões que permitem o pagamento por aproximação, surgiram novos golpes que merecem atenção das pessoas. Atitudes simples como ter atenção ao utilizar o cartão e habilitar alerta no celular, podem evitar dor de cabeça.
De acordo com a Abecs (Associação das Empresas de Cartão de Crédito), uma e cada quatro transações com cartão de crédito é feita por aproximação. A previsão é de que até o fim deste ano, a modalidade chegue a representar metade das operações no país, o que acende o alerta para golpes.
Existem inúmeros relatos de fraudes envolvendo a tecnologia. O mais comum é o uso de uma máquina de pagamento perto dos bolsos, casaco ou bolsa da vítima distraída, para efetuar transações sem autorização. Por isso, o cidadão deve deixar o celular habilitado para receber notificações de compras feitas com o cartão, para identificar possíveis golpes.
Outra forma de não cair em fraudes é ter atenção ao valor digitado na máquina. Muitas vezes, o consumidor não confere o preço alterado. Também é possível utilizar capas protetoras específicas, feitas de materiais como fibra de carbono, alumínio e plástico, que prometem bloquear o sinal, impedindo que o cartão se comunique com a máquina.
Fonte: Movimento Sindical
