Smartphone e pagamento instantâneo: o presente e o futuro das compras no Brasil

Depois de revolucionar os bancos, os smartphones também conquistaram de vez seu lugar quando o assunto é o e-commerce. Prova disso é que 62% dos brasileiros que fizeram compras internacionais pela internet no último ano utilizaram o canal como meio para acessar lojistas e fechar as transações. Elas já somam US$ 8 bilhões e correspondem a 22% do total do e-commerce brasileiro. Os números são do Beyond Borders Research, estudo lançado nesta semana (25) pelo Ebanx durante o Latam Cross-Border Summit Rio.

O rápido crescimento no acesso aos aparelhos móveis e, consequentemente, à rede mundial de computadores, é um dos pontos que justifica este resultado. Em 2018, eram 148 milhões os usuários de smartphones no país – e 49 milhões de compradores online -, sendo que para 56% deles o aparelho era o único canal de acesso à internet. Para 2022, a previsão é de que número de usuários do dispositivo chegue a 180 milhões no Brasil.

“O aumento do uso dos smartphones e o crescimento deles como canal para compras online é uma tendencia mundial. Mas isto é ainda mais proeminente no Brasil. O número de pessoas que acessam a internet exclusivamente pelo smarthphone aqui é 12 pontos porcentuais maior do que nos Estados Unidos, por exemplo, uma economia madura na qual as pessoas têm mais acesso aos bens de consumo. O nosso abandono ao desktop foi mais rápido”, avalia João Del Valle, cofundador e COO do Ebanx.

O “vício” dos brasileiros em relação ao aparelho é outro ponto que contribui para justificar a preferência dele entre os canais para compras online. Segundo a Deloitte, 54% da população que dispõe de smartphones faz seu primeiro acesso já nos 5 primeiros minutos depois de acordar, o que faz com que fiquemos atrás apenas da Coreia do Sul (65%) e bem à frente dos EUA (39%). 33% dos brasileiros também acessa o aparelho mais de 50 vezes por dia, contra 36% entre os sul-coreanos.

Tecnológicos na compra, mas tradicionais na forma de pagamento
Muito dispostos a aderir às novas formas de consumo digital, seja por meio de compras online ou pela assinatura de serviços como Netflix, Uber e Spotify, os brasileiros ainda são tradicionalistas quando o assunto é o pagamento delas, e não abrem mão dos boletos, especialmente nas compras internacionais. A modalidade de pagamento é usada por 51% deles, perdendo apenas para o cartão de crédito, citado por 69% dos entrevistados no estudo do Ebanx.”

Fonte: Gazeta do Povo

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