Trabalhadores podem sofrer assédio organizacional

Os trabalhadores podem sofrer assédio organizacional e não perceber que estão passando pela situação, pois esse tipo abrange o problema diretamente na estrutura da empresa e afeta diversos funcionários. Na prática, o método mais utilizado é o da gestão por estresse, fundado na pressão psicológica.

Dessa forma, o assédio se espalha atingindo a todos pelo pavor de ser vítima de humilhação, o que leva o empregado a produzir além do limite e se manter calado diante das irregularidades. Bem diferente do assédio moral, que geralmente é praticado contra uma pessoa de forma individual.

Em home office, os principais casos de assédio organizacional estão ligados à invasão de privacidade. Mas, pode ser considerado o tipo de violência qualquer conduta abusiva que se manifeste por palavras, atos e gestos.

O Movimento Sindical alerta a categoria, que em qualquer caso de conduta abusiva, tanto os trabalhadores que estão em trabalho remoto quanto os que estão em presencial, devem denunciar aos seus Sindicatos.

Fonte: Movimento Sindical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *